Separamos alguns motivos para te contar porque investir na capital regional do norte do estado é um ótimo investimento. Confira abaixo.
1- Passo Fundo é a maior cidade do Planalto Médio
Passo Fundo é a maior cidade do Norte do Rio Grande do Sul e a 8ª maior economia do Estado. Considerada uma cidade média (o IBGE considera aquelas entre 100 e 500 mil habitantes), com 206.103 habitantes, população estimada pelo IBGE em 2021. A cidade é conhecida como “Capital do Planalto Médio”, “Capital Nacional da Literatura”, “Lugar de Ser Feliz” e “Capital do Norte”. Sendo uma das cidades mais densamente povoadas do estado.
2- É um centro regional de desenvolvimento de negócios: comércio, serviços e indústria, tendo destaque nacional no setor de agronegócio.
O comércio de Passo Fundo é forte e atrai uma quantidade enorme de consumidores da região que vem para cá em busca de variedade, produtos de qualidade e melhores preços.
A indústria atua fortemente na área metalmecânica, confecções e alimentos e, mais recentemente, na área de biodiesel. Outra característica da matriz industrial da cidade é a forte presença de pequenas e médias indústrias, que se somam com as grandes empresas do setor que equilibram o sistema instalado, tornando-o menos vulnerável aos altos e baixos dos mercados devido a esta diversidade.
Em relação ao agronegócio, a região de Passo Fundo é privilegiada por estar bem localizada geograficamente e ter entidades de pesquisa oficial, privadas e instituições de ensino que geram novas tecnologias nos diversos setores do agronegócio.
Além disso, a cidade conta com uma ótima infraestrutura de hotéis, lojas, 2 shopping centers, boates, restaurantes, cinemas, livrarias e teatros.
3- A cidade é referência em saúde.
Considerada um pólo de saúde, é considerada o terceiro maior centro médico do sul do Brasil. Possui nove hospitais que atuam em diversas áreas da medicina e atrai um fluxo muito grande de pessoas diariamente de várias partes da região Sul do Brasil que realizam seus tratamentos na cidade.
Além disso, a cidade conta com um dos maiores e mais modernos centros de radiologia e radioterapia do sul Brasileiro no Hospital São Vicente de Paulo, sendo esse hospital também, o maior do interior do Rio Grande do Sul. Possui ainda o único banco de tecido ósseo do estado.
4- A cidade é uma referência em educação, concentrando um grande número de instituições de ensino superior.
Passo Fundo também é uma cidade universitária. Com 9 instituições de ensino superior, o investimento em imóveis é bastante atrativo, pois a busca por aluguel na cidade é sempre alta. Destacam-se a Universidade de Passo Fundo (UPF) e Atitus (antiga IMED). Desde o ano de 1981 Passo Fundo sedia, bienalmente, a Jornada Nacional de Literatura. O evento foi ganhando proporções até que, no dia 2 de janeiro de 2006 o presidente da República sancionou a Lei 11.264, que confere à cidade gaúcha o título de Capital Nacional da Literatura.
5- Localização
Está localizada numa região geográfica estratégica, o que lhe permite ser elo de ligação entre o centro do Brasil e os demais países do Mercosul. Possui aeroporto e ferrovia de carga.
6- Alta renda per capita
Um estudo divulgado pela revista Exame das 100 melhores cidades do Brasil para investir em imóveis mostrou que as cidades com maior nota possuíam como características em comum: renda per capita elevada, população com alto nível de escolaridade e vínculo empregatício e um número considerável de empresas atuantes.
Devido a todos estes fatores, os imóveis em Passo Fundo são ótimas opções de investimento, com taxas de valorização e valores de aluguéis que se assemelham aos praticados nas capitais.