Saiba o que é, como fazer e quanto tempo demora a averbação de um imóvel no artigo que preparamos para você a seguir:
Você sabia que reformas, contrato de locação e até mesmo mudanças no estado civil dos donos devem ser indicados por meio da averbação?
A averbação de um imóvel não é nada mais do que a oficialização de alguma mudança ou atualização sobre uma propriedade. Averbar um imóvel tem como objetivo alterar ou excluir o ato de registro. Caso uma modificação não seja averbada, não terá validade jurídica perante à justiça.
Todas as mudanças relacionadas ao imóvel devem ser averbadas na matrícula, que é como se fosse o RG de uma propriedade, visto que apresenta de forma oficial e completa o histórico com todas as atualizações averbadas.
Desse modo, com as informações atualizadas, é possível consultar o status atual do imóvel sempre que necessário. É uma questão muito importante para se atentar nas negociações, pois assegura segurança e formalidade aos envolvidos.
Quais informações devem ser averbadas?
Basicamente, todas as atualizações referentes ao imóvel, tais como:
- Mudanças estruturais, benfeitorias e desmembramentos na construção.
- Atualização no status civil dos proprietários (casamento, divórcio, etc);
- Divisão dos lotes;
- Proprietário atual;
- Mudanças de logradouro;
- Contrato de locação.
Como realizar a averbação?
Todo o processo só poderá ser realizado no Cartório de Registro de Imóveis com a apresentação dos documentos solicitados. Para cada situação são exigidos documentos diferentes. Ligue e informe-se dos documentos necessários para o seu caso.
Telefone do Registro de Imóveis de Passo Fundo: (54) 3313-5244
Quanto tempo demora?
Se todos os documentos estiverem corretos, o processo de averbação dura em média 30 dias, contados a partir da data de protocolo do título. É importante que você considere esse tempo de espera para fazer a sua programação de compra ou venda.
Valorização
Um imóvel regularizado perante a justiça é muito mais valorizado e fácil de vender do que qualquer outra propriedade sem sua devida regularização, visto que traz segurança aos futuros compradores de que a posse realmente será transferida e assegurada.
Não deixe de averbar todas as atualizações do seu imóvel em sua respectiva matrícula. Ok?
Gostou das dicas? Então compartilha com quem precisa entender sobre averbação.