Blog Progetti
5 benefícios de ter plantas no apartamento
Publicado em: 27 de fevereiro de 2023 Categorias: Dicas

Conheça alguns dos inúmeros benefícios de cultivar plantas dentro do apartamento.
1 - Minimizam a ansiedade
Um estudo da Sociedade Americana de Ciências da Horticultura mediu os efeitos das plantas em 90 pacientes recém-operados. Os que receberam arranjos em seus quartos apresentaram menor pressão arterial, frequência cardíaca mais regulada e índices menores de ansiedade e fadiga. Eles também requisitaram uma quantia significantemente menor de analgésicos.
2 - Purificam o ar
Sobretudo as espécie crisântemo, lírio-da-paz e hera. Segundo cientistas da NASA, elas absorvem melhor compostos prejudiciais à saúde, como formaldeído, amônia e tolueno.
3- Umidificadores naturais
Em vez de usar um umidificador convencional, espalhe samambaias pela casa. Durante a transpiração, as gotículas de água da planta hidratam o ambiente.
4- Ajudam na concentração
As plantas também melhoram a concentração. Um estudo da universidade Royal College of Agriculture revelou que estudantes tiveram 70% mais atenção em um ambiente verde.
5- Têm poderes curativos
A babosa (aloe vera) era chamada pelos egípcios de a “planta da imortalidade”. Eles utilizavam a espécie para curar diversas doenças.
Hoje, é comum aplicar o gel dela para tratar queimaduras solares e outras feridas.
Hoje, é comum aplicar o gel dela para tratar queimaduras solares e outras feridas.
Agora que você já sabe os benefícios que cultivar plantas no apartamento pode trazer a tua saúde e ao ambiente, vamos dar algumas ideias e melhores opções em termos de cuidados e resistência em locais fechados para você arrasar na escolha.

Alecrim: O alecrim é uma planta de usos variados. Está presente na culinária como tempero, como remédio, em banhos, em rituais religiosos e, ainda, pode ser uma decoração útil e cheirosa na sua cozinha, além de demandar pouca rega e pouco esforço para mantê-lo saudável.

Espada de São Jorge: Essa é uma das espécies de plantas mais recomendadas para cultivo dentro de apartamento. Além de ser uma planta bem fácil de cuidar, ela demanda quase nada de adubação e poucas regas. A Lança de São Jorge se desenvolve perfeitamente em ambientes de baixa luminosidade, sendo uma ótima opção para aquele canto da sala sem muita luz.

Mini cacto: O mini cacto é um cacto que não precisa de luz. A espécie não deve jamais ser exposta à luz direta do sol, desenvolvendo-se bem melhor em locais fechados. Sua rega precisa ser feita sempre que a terra estiver seca, o que ocorre aproximadamente uma vez por semana.

Jiboia: Essa é uma planta que pode ser cultivada na sombra, não exigindo muito em relação a regas e solos. A jiboia se desenvolve rapidamente e poder ser usada tanto como planta pendente quanto trepadeira. Essa é uma das plantas apontadas para purificar ambientes, garantindo diversos benefícios para a qualidade do ar.

Zamioculca: Outra planta tradicional de ambientes internos, mas ainda não tão conhecida, ela é de baixa manutenção, sem perder beleza mesmo quando você esquece de cuidar dela por uns dias. Ideal para quem tenha vida corrida e deseja ter uma planta fácil de cuidar, só precisa ser regada uma vez por semana e consegue se adaptar tanto em ambientes muito ou pouco iluminados. O cuidado maior é evitar o contato direto com o sol, pois pode queimar as folhas.

Violeta: Outra planta extremamente tradicional de ambientes internos, a violeta é uma planta versátil. Com diversas cores, você pode escolher entre as opções que mais combinam com a decoração do seu apê e pode ficar bem em parapeitos de janelas. Para que fique bem, deve ser exposta apenas à luz indireta, bem como regá-la apenas duas vezes por semana, borrifando levemente nas folhas.