Blog Progetti
Tendências do mercado imobiliário para os próximos anos
Publicado em: 9 de agosto de 2022 Categorias: Mercado

Não só de inflação e Selic vive o mercado imobiliário. Confira a seguir cinco tendências que ajudarão a tracionar o mercado imobiliário nos próximos anos.
1. Mais espaço, melhor localizado
A pandemia mexeu com a preferência e com as necessidades do público. Desde 2021, observa-se o movimento de busca por imóveis maiores com localizações convenientes – próximo a supermercados, farmácias, pontos de ônibus e principalmente metrô (sobretudo no caso de São Paulo).
Isso é justificável quando existe uma demanda de manter a família por mais tempo dentro de casa. Já o retorno ao trabalho presencial de forma gradual e híbrida é um fator que impulsiona o comprador a buscar imóveis em locais convenientes, evitando que precise ficar muito tempo exposto durante o percurso casa-trabalho.
2. Casa+Trabalho
Com a realidade do home office, cresceu significativamente a demanda por condomínios que apresentem áreas destinadas para o trabalho, como espaços de coworking. Essa é outra forte tendência que foi impulsionada pela pandemia de COVID-19 e deve seguir em alta por todo 2022 e nos próximos anos.
3. Consciência Sustentável
Outra movimentação que promete ser uma tendência do mercado imobiliário é a preocupação com práticas ESG.
Energia sustentável, reutilização de água e diversas outras tecnologias que coloquem o meio ambiente em primeiro lugar se tornam fatores cada vez mais decisivos na hora da compra. Isso impacta diretamente até mesmo durante a etapa de planejamento e construção do imóvel.
4. Imóveis Usados e Novos com Plantas Flexíveis
A busca por imóveis mais espaçosos esbarra, também, em imóveis usados ou de plantas flexíveis. Enquanto o primeiro apresenta ambientes maiores, o que se torna um diferencial, o segundo oferece a possibilidade do comprador modificar alguns ambientes, a fim de se ganhar mais espaço.
5. Permanência do Tour Virtual
O Tour Virtual veio para ficar. Por meio de óculos de realidade virtual, o comprador pode visitar várias unidades sem sair da própria casa. Isso garante segurança aos envolvidos, considerando a crise sanitária, bem como praticidade, principalmente para o comprador.
Fonte: Tarjab