Blog Progetti

Como calcular a valorização anual do imóvel

Publicado em: 29 de julho de 2022 Categorias: Dicas

A valorização anual de imóveis nos últimos anos tem variado entre 15% e 20%.

O que impacta a valorização de um imóvel?

1. Localização

Esse pode ser considerado um dos principais fatores, já que o local onde está um imóvel pode elevar ou derrubar o preço dele. Por exemplo, para determinadas famílias, ter uma casa ou um apartamento próximo da escola dos filhos é muito importante.

2. Segurança

Fatores como falta de segurança e aumento no índice de criminalidade também podem influenciar a valorização anual do imóvel.

3. Conservação do imóvel e possibilidade de alterações

Se carece de reformas ou, pelo contrário, foi totalmente reformado, com atualização das partes elétrica e hidráulica, com a inclusão de melhorias, como paisagismo no quintal, móveis planejados e aplicação de janelas antirruído, tudo isso tende a aumentar a valorização anual do imóvel.

4. Mercado imobiliário

A ação das corretoras também influencia o preço de um imóvel. Se a região tem crescido e ampliado a oferta de infraestrutura, provavelmente haverá no entorno mais construções, vendas e locações.

Por que a valorização anual de um imóvel é importante?

Para quem compra um bem para uso próprio, porém não sabe se vai morar nele a vida toda, saber a valorização anual de um imóvel é fundamental caso queira vendê-lo no futuro. O mesmo serve para investimento.

Como calcular a valorização anual de um imóvel?

Saab explica que a valorização anual de imóveis nos últimos anos tem variado entre 15% e 20%. Os índices mais utilizados para análise são:

Índice Geral do Mercado Imobiliário Comercial (IGMI-C) — regularmente apresenta a movimentação dos investimentos feitos em imóveis e o rendimento dessas aplicações;

Índice FipeZAP é publicado mensalmente e leva em conta, entre outros fatores, os anúncios de venda dos imóveis;

Índice Geral de Preços Imobiliários — estima a valorização de imóveis financiados em instituições financeiras.
Não há uma única tabela ou fórmula matemática que determina o valor de cada bem. Em sites especializados, existem calculadoras que podem dar estimativas, mas o mais indicado é buscar um corretor de confiança.

Fonte: Estadão

Notícias Relacionadas

Checklist Anual de Manutenção Residencial: Garantindo a Durabilidade e o Conforto da Sua Casa A manutenção preventiva é essencial para preservar a integridade e o…
Em cinco anos, faturamento com tijolos que encaixam salta de R$ 700 mil para R$ 15 milhões Há quase 20 anos, o engenheiro civil Valério…
Descubra por que morar no bairro Cidade Nova é uma escolha inteligente! Se você está em busca de um lugar agradável para chamar de lar…
Conheça alguns dos inúmeros benefícios de cultivar plantas dentro do apartamento. 1 - Minimizam a ansiedade Um estudo da Sociedade Americana de Ciências da Horticultura…
O método Montessori foi criado pela educadora italiana Maria Montessori e consiste em promover a autonomia e liberdade da criança. Cabendo aos adultos auxiliarem e…
Há alguns anos, viemos estudando, implementando e acompanhando as inovações do setor da engenharia civil e resolvemos reunir as 6 principais tendências com potencial de…
Na última terça feira (06) recebemos, na sede da Progetti, nossos parceiros de negócio para a primeira edição do evento Performadores Progetti. O evento buscou…
decoração no banheiro
Se você está de mudança ou reformando, provavelmente já se perguntou como decorar o banheiro da forma correta. Apesar dele costumar ser o menor ambiente…
Home_Office_uma_tendência_que_veio_para_ficar
O Home Office é uma tendência que veio para ficar. Por isso é importante investir em um espaço bonito e funcional. O distanciamento social trouxe…

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições e também com os Termos de Uso de nosso website.
Prosseguir